A aveia é um dos alimentos mais completos e nutritivos que podemos incluir na nossa alimentação diária. Além de ser versátil e fácil de preparar, ela é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo uma excelente opção para quem busca melhorar a saúde digestiva, controlar os níveis de colesterol e ainda ganhar energia para o dia a dia. No entanto, existem diferentes tipos de aveia disponíveis no mercado, e cada um possui características específicas que podem se alinhar melhor a objetivos diferentes.
Vamos conhecer os principais tipos de aveia e suas diferenças!

Aveia em Flocos Grandes ou Pequenos
A aveia em flocos é o próprio grão integral da aveia após passar por um processo de prensagem, mantendo os flocos maiores ou menores a depender do tipo.
- Características: Das 3 formas que veremos aqui, essa é a mais equilibrada e que mantém a maior quantidade dos nutrientes deste alimento por porção. Especialmente as fibras, que auxiliam no controle do colesterol, na melhora do trânsito intestinal e aumento da sensação de saciedade por ser um alimento de digestão lenta.
- A aveia em flocos tem um IG de 60, sendo considerado um IG moderado. Isso indica que este alimento libera glicose em velocidade moderada na corrente sanguínea. Ou seja, tem uma liberação mais rápida que os alimentos de baixo IG, mas de forma ainda controlada.
A Aveia em Flocos costuma ser uma excelente opção tanto para quem quer emagrecer (por aumentar a sensação de saciedade), como para quem deseja ganho de peso (por ser uma fonte saudável de macronutrientes, principalmente carboidratos). Isso vai depender da quantidade utilizada.
Porção de 30 gramas de Aveia em Flocos
Carboidratos – 17g
Proteínas – 4,8g
Fibras – 3,0g
Farelo de Aveia
O farelo de aveia é feito com a camada externa do grão da Aveia, “a casca”.
- Características: Este tipo é ainda mais rico em fibras solúveis do que o anterior, especialmente a beta-glucana, que ajuda no controle do colesterol e no bom funcionamento intestinal, porém possui menor quantidade de carboidratos e um menor índice glicêmico em relação as outras opções.
- O farelo de aveia tem um IG de 15, sendo considerado um alimento de IG muito baixo, pelo fato de liberar glicose de forma lenta e gradual na corrente sanguínea. Isso ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.
É a opção menos calórica e com maior teor de fibras, por isso é o tipo mais indicado para incluir em dietas de emagrecimento, para pessoas diabéticas, entre outros.
Porção de 30 gramas de Farelo de Aveia
Carboidratos – 12,6g
Proteínas – 5,4g
Fibras – 4,5g
Farinha de Aveia
Ela é obtida a partir da parte interna do grão de Aveia.
- Características: Possui menos fibras e proteínas do que o farelo de aveia, e uma quantidade maior de carboidratos. Somando ao fato da farinha de aveia não ter uma “casca” ou camada externa como a aveia em flocos, tudo isso faz com que esse alimento se torne mais rapidamente absorvido pelo organismo, não trazendo uma sensação de saciedade por um período tão prolongado, permitindo assim uma maior ingestão deste alimento no decorrer do dia, e consequentemente uma maior ingestão calórica também.
- A farinha de aveia tem um IG de 53, sendo considerado um IG ainda baixo, porém libera glicose na corrente sanguínea mais rapidamente do que o farelo de aveia.
Este tipo de Aveia é o mais ideal para quem está em dietas hipercalóricas com objetivos de ganho de peso e massa muscular.
Porção de 30 gramas de Farinha de Aveia
Carboidratos – 17,4g
Proteínas – 4,92g
Fibras – 2,16g
Como vimos, a aveia é uma excelente aliada para a saúde, oferecendo benefícios variados, dependendo do tipo escolhido e dos objetivos individuais.